Terça-feira, 17 de Outubro de 2017

Buscar  
Aparecida

Publicada em 05/05/17 as 06:57h - 2264 visualizações
O “Canto mais querido do Brasil” completa 23 anos de Emancipação Política
Conheça um pouco da história de Aparecida

Jocildo Mesquita


O município de Aparecida, no alto sertão paraibano, distante 410 KM da capital João Pessoa completa no dia de hoje, 23 anos de emancipação política.


Antigo distrito de Sousa tornou-se emancipada no ano 1994, após anos de luta dos muitos munícipes da época do então distrito. Um fato que é destaque na história do município é que Aparecida no ano de 1962, foi município por 24 horas. O decreto legislativo nº 477, de 15 de dezembro de 1961, originário do projeto nº 443/61, que criava o município de Aparecida, foi vetado pelo então governador da Paraíba, Pedro Gondim, ato que frustrou uma geração e manteve o sonho acalentado por 33 anos.

 

Outro fato que também marca a nossa história, foi a publicação do diário oficial criando o  município através da lei nº 5.896 de 29 de abril de 1994 trazer os nossos limites totalmente errados deixando a área territorial bastante pequena. Por conta disto novos documentos foram apresentados pelos ativistas políticos que acompanhavam o processo na época e uma nova publicação com os limites oficias foi feita no dia 05 de maio do mesmo ano, oficializando assim a criação do município de Aparecida.

 

A primeira eleição foi realizada em 1996 e o primeiro prefeito  José Alves de Sousa ( Zé de Boi Velho) do PSB assumiu em 01 de janeiro de 1997. 


Hoje o município é o que mais cresce na região e graças ao espírito empreendedor do seu povo a cidade é tida como um das que garante uma boa qualidade de vida aos seus moradores.

Foto: Manoel Mesias 

Originalmente chamada de "Canto", numa alusão a determinado "canto" de uma propriedade, doada para construir uma capela e conseqüentemente um "arruado", cresceu significativamente com a construção da BR-230, tornando-se ponto estratégico para várias atividades econômicas, inclusive o turismo.

 

O município se orgulha de ser a "Terra da Cultura" pelo seu enorme potencial cultural e pela aptidão artística do seu povo. Seu maior atrativo é o Patrimônio Histórico de Acauã, construído em 1757 e morada ilustre do escritor Ariano Suassuna, fazenda que marcou profundamente a história sertaneja, local onde pernoitou como prisioneiro, o famoso Frei Caneca, residência do padre revolucionário Luiz Correia de Sá, entreposto importante para a rota econômica sertaneja, onde outrora funcionou uma estação de trem.

Conjunto do Patrimônio Histórico de Acauã

Este espaço tem servido de cenário para a produção cinematográfica paraibana e para a realização de vários eventos culturais a exemplo da Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano já na sua 7ª edição.

 

Esta cidade de ares agradáveis, de um povo hospitaleiro, cheio de artes e de graça, abençoada pela Virgem Aparecida, Santuário Mariano no sertão, está de parabéns no dia de hoje e nós que amamos esta terra, que participamos ativamente das suas lutas, dificuldades e glórias, nos sentimos felizes, confiantes e certos de que moramos no "canto mais querido do Brasil" como diz a letra do seu hino.


Por: Laércio Filho




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Redes Sociais


Hora Certa
No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música


Nenhuma pedido cadastrado


Publicidade Lateral
Top Música
1
Escreve aí - Luan Santana
Escreve aí
Luan Santana
2
Amor Infinito - Bonde do Brasil
Amor Infinito
Bonde do Brasil
3
Desejo de Amar - Mumuzinho (Part. Carolina Dickmann)
Desejo de Amar
Mumuzinho (Part. Carolina Dickmann)
4
Mudando de Assunto - Henrique e Juliano
Mudando de Assunto
Henrique e Juliano
5
Os Anjos Cantam - Jorge e Mateus
Os Anjos Cantam
Jorge e Mateus
6
Raridade - Anderson Freire
Raridade
Anderson Freire
7
Você Mente - Zé Felipe
Você Mente
Zé Felipe
8
Hoje eu Tô Terrível - Cristiano Araújo
Hoje eu Tô Terrível
Cristiano Araújo
9
Oceano - Banda Encatu`s
Oceano
Banda Encatu`s
10
Que Mal Te Fiz Eu? - Gusttavo Lima
Que Mal Te Fiz Eu?
Gusttavo Lima
Estatísticas
Visitas: 199763 Usuários Online: 15


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros

A Rádio mais comunitária da Paraíba!!!
Copyright (c) 2017 - A Rádio da Cultura - Aparecida PB - Todos os direitos reservados