Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Buscar  
Aparecida

Publicada em 11/07/17 as 20:32h - 388 visualizações
Filme Catarse será lançado nesta quarta em sessão do Cine Clube Charles Chaplin
Filme foi dirigido pelos jovens realizadores Joely Queiroz e Wenndell Juler

A Rádio da Cultura - Aparecida PB

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação )

"Liberdade - essa palavra que o sonho humano alimenta: que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda", disse Cecília Meireles. Uma definição atual do estado de Liberdade não poderia ter sido dito melhor com tanta maestria quanto ao que aqui é colocado pela escritora modernista, Meireles. E é justamente nesse entrelaçar do sonho humano sobre a Liberdade que surge a Catarse, um estado de purificação e purgação por meio de uma descarga emocional necessária para a libertação interior.


É desta forma que o filme Catarse traz em sua essência esse processo de permissão de um sofrimento necessário, mediada por um passado difícil e penoso vivido pela protagonista, a fim de livrar-se desta tristeza antes que lhe cause mais dor.


Com ideia original da realizadora audiovisual Joely Queiroz e dirigido por ela juntamente com Wenddell Juler, Catarse é um curta metragem reflexivo, com uma boa dose de drama em uma atmosfera emocionalmente envolvente. O silêncio proposto no filme mostra com mais cuidado o clima que se desenvolve durante a trama, embalado por trilhas sonoras intensas e narrado por um poema homônimo que dão uma identidade ímpar ao filme.


O filme Catarse nasceu de forma independente, produzido pela NósQuipe (Equipe de produção audiovisual independente) com orçamento de apenas R$ 30. Com câmeras e equipamentos de som e luz amadores, o projeto ganhou vida da forma mais simples possível, idealizado por quatro pessoas (Joely Queiroz, Wenddell Juler, Athila Kenedy e Marcelo Araújo) determinadas ao plano que ali estavam executando.



As gravações do Catarse foi um dos maiores desafios que a equipe enfrentou. Os dois primeiros dias de gravações merecem uma atenção maior: a noite do dia 28 e na madrugada do dia 29 de Dezembro de 2016, ocorreram em momentos conturbados e cheios de acontecimentos externos inesperados. Na noite em questão, a cidade de Aparecida (cidade de locação) realizava uma festa pública em um clube, gerando um movimento intenso de pessoas nas proximidades das gravações, dentre eles, confusões e assaltos, o que chegou a causar uma tensão entre a equipe de produção. Hoje, a equipe brinca em dizer que a real Catarse aconteceu muito mais com eles durante as gravações do que com a própria personagem.


A estreia do filme está prevista para o dia 12 de Julho, às 19hs, dentro do Cine Clube Charlin Chaplin, no auditório da Secretaria de Cultura da cidade de Aparecida, sertão da Paraíba, com uma programação exclusiva de lançamento. Dentro da programação, haverá exibição do filme Luto, uma produção coletiva, também desenvolvida em conjunto com a equipe do Catarse, e a peça teatral A Farsa, dirigido por Maycon Carvalho como resultado da oficina Jogar e Representar, realizada em Aparecida no ultimo final de semana em uma parceria do Centro Cultural BNB de Sosa e a Secretaria de Cultura do município de Aparecida.


Com isso, a expectativa para o lançamento do filme é grande, principalmente para equipe, que vê nesse projeto uma realização de um sonho árduo e intenso, na qual proporcionou um aprendizado plur… Read more   

                    

Da Redação/Texto de Joely Queiroz




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Redes Sociais


Hora Certa
No Ar
ESTAÇÃO 87 com Fabrício Ricardy
Peça sua Música


Nenhuma pedido cadastrado


Publicidade Lateral
Top Música
1
Escreve aí - Luan Santana
Escreve aí
Luan Santana
2
Amor Infinito - Bonde do Brasil
Amor Infinito
Bonde do Brasil
3
Desejo de Amar - Mumuzinho (Part. Carolina Dickmann)
Desejo de Amar
Mumuzinho (Part. Carolina Dickmann)
4
Mudando de Assunto - Henrique e Juliano
Mudando de Assunto
Henrique e Juliano
5
Os Anjos Cantam - Jorge e Mateus
Os Anjos Cantam
Jorge e Mateus
6
Raridade - Anderson Freire
Raridade
Anderson Freire
7
Você Mente - Zé Felipe
Você Mente
Zé Felipe
8
Hoje eu Tô Terrível - Cristiano Araújo
Hoje eu Tô Terrível
Cristiano Araújo
9
Oceano - Banda Encatu`s
Oceano
Banda Encatu`s
10
Que Mal Te Fiz Eu? - Gusttavo Lima
Que Mal Te Fiz Eu?
Gusttavo Lima
Estatísticas
Visitas: 193511 Usuários Online: 16


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros

A Rádio mais comunitária da Paraíba!!!
Copyright (c) 2017 - A Rádio da Cultura - Aparecida PB - Todos os direitos reservados