Sexta-feira, 26 de Abril de 2019

Buscar  
Cultura

Publicada em 15/03/18 às 08:41h - 238 visualizações
No mês das mulheres, Sousa realiza uma grande cantoria com as duas maiores cantadoras repentistas do Brasil
Mocinha da Passira e Minervina Ferreira são as duas maiores repentistas do Brasil e estão, reconhecidamente, entre os melhores repentistas de ambos os sexos.

A Rádio da Cultura - Aparecida PB


 (Foto: Divulgação)

A cantoria, uma das maiores representações da Cultura Nordestina, é historicamente controlada por homens, porém grandes mulheres cantadoras quebraram esse domínio e construíram carreiras brilhantes, entre elas estão Mocinha de Passira e Minervina Ferreira que representam a força da mulher na conquista pelos direitos, espaços de trabalho e contribuição cultural. 

E em homenagem ao mês dedicado as mulheres o Centro Cultual banco do Nordeste de Sousa, realiza nesta sexta-feira(16/03), a partir das 19h, dentro do programa Embola Viola, uma grande cantoria com cantadoras repentistas Mocinha de Passira e Minervina Ferreira.

O CD "Mulheres no Repente" é um dos trabalhos da dupla, e o primeiro registro fonográfico de uma "peleja" entre duas mulheres-repentistas. O máximo que já tinha sido permitido às mulheres era participarem, e quase sempre secundariamente, de discos onde as estrelas eram homens-repentistas. Mocinha da Passira e Minervina Ferreira são as duas maiores repentistas do Brasil e estão, reconhecidamente, entre os melhores repentistas de ambos os sexos.

 

Saiba mais sobre as repentista


Mocinha de Passira, como o próprio nome sugere de Passira- PE é o único nome da cantoria de viola agraciado como Patrimônio Vivo de Pernambuco, começou adolescente e nunca mais parou, vivendo exclusivamente da sua arte. Seus versos estão espalhados em antologias, na memória de apologistas, pesquisadores, em 12 CDs e dois LPs.

A repentista Minervina Ferreira é professora primária e trabalha na saúde pública em Cuité - PB, onde mora desde que nasceu. A poetisa procura imprimir em sua obra temas sociais, principalmente a condição da mulher. Indignada com o modo como os cantadores tratam as repentistas, organizou juntamente com a amiga Maria Soledade, cinco encontros de mulheres repentistas a fim de tornar pública as vozes das violeiras.

.

 

MOCINHA DE PASSIRA E MINERVINA FERREIRA

Data: Sexta-feira, dia 16 de março de 2018,

Hrário:19h;
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste - Sousa;

Entrada gratuita;

Duração: 80 min.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
Redes Sociais


Hora Certa

No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música


Nenhuma pedido cadastrado


Publicidade Lateral
Top Música
1
Escreve aí
Luan Santana
2
Amor Infinito
Bonde do Brasil
3
Desejo de Amar
Mumuzinho (Part. Carolina Dickmann)
4
Mudando de Assunto
Henrique e Juliano
5
Os Anjos Cantam
Jorge e Mateus
6
Raridade
Anderson Freire
7
Você Mente
Zé Felipe
8
Hoje eu Tô Terrível
Cristiano Araújo
9
Oceano
Banda Encatu`s
10
Que Mal Te Fiz Eu?
Gusttavo Lima
Estatísticas
Visitas: 256128 Usuários Online: 19


Bate Papo

Digite seu NOME:


Parceiros

A Rádio mais comunitária da Paraíba!!!
Copyright (c) 2019 - A Rádio da Cultura - Aparecida PB - Todos os direitos reservados