Quinta-feira, 26 de Maio de 2022

Buscar   OK
Aparecida

Publicada em 05/11/2021 às 13:55h - 135 visualizações
Um Presente pra Cultura Local no Dia da Cultura Nacional
Apesar de muito jovem, enquanto cidade, Aparecida já tem uma grande e importante história no sertão paraibano

Laercio Ferreira Filho

O dia 05 de novembro é comemorado em todo o país como o Dia nacional da cultura, uma data para celebrarmos os movimentos artísticos e manifestações culturais neste país tão rico e tão diverso em arte e cultura. Este dia foi instituído pela Lei nº 5.579 de 15 de maio de 1970. É comemorado a cada ano, em homenagem ao nascimento de uma figura exponencial da ciência e da cultura no Brasil e no mundo, embora também controvérsia, o baiano Ruy Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849.

 

Em tempos sombrios para a cultura nacional, onde os artistas e produtores culturais vem enfrentando infinitas dificuldades e muitos deles até se esmolando em busca de burocráticos “auxílios emergências”, em tempos de desmanches e engessamentos de mecanismos de apoio e incentivos à cultura brasileira, que vai desde o fim de alguns direitos até a falta de respeito e atribuições pejorativas aos fazedores de cultura, o prefeito municipal de Aparecida, João Rabelo de Sá Neto, entrou na contramão desta história e encaminhou à Câmara de Vereadores do município, um projeto de lei que cria o Memorial da Cultura Aparecidense que receberá o nome do poeta, músico e compositor Manoel Ferreira Damião, nosso querido e inesquecível Manoelzinho.

 

A Câmara Municipal de Aparecida, presidida pelo vereador Damião Norvino da Silva, tem nas mãos, uma excelente oportunidade de fazer história ao votar e aprovar este projeto justamente neste dia dedicado à Cultura Nacional, presenteando assim, os cidadãos aparecidenses com um importante instrumento de salvaguarda das suas memórias, da sua história e da sua cultura.

 

Apesar de muito jovem, enquanto cidade, Aparecida já tem uma grande e importante história no sertão paraibano que vem desde os tempos do povoado que se chamava Canto, passando pelo tempo de distrito, já com o nome de Aparecida, e chegando à emancipação política em 1994, o que justifica a importância deste Memorial e de tudo que ele poderá guardar das histórias de lutas e conquistas de um povo que tem se destacado país afora pela sua aptidão as artes e a cultura.

 

Que este projeto seja compreendido e vivido pelo nosso povo da forma mais intensa e pertencida, fazendo com que este Memorial seja uma construção coletiva e constante de acervos e mais acervos da vida, da arte e da cultura do povo aparecidense.

 

Ao prefeito João Neto, os nossos parabéns pela iniciativa corajosa e comprometida e os agradecimentos de todos os que ajudaram e ajudam a fazer de Aparecida a “Terra da Cultura”.

 

Aos vereadores, que têm em mãos esta importante missão de presentear o município com o seu primeiro Memorial, antecipamos os agradecimentos na certeza da aprovação e do apoio incondicional a este divisor de águas na história da cultura do canto mais querido do Brasil.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





Hora Certa




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • leticia trivelato
    Cidade: aparecida
    Música: desaprender-brunno carvalho
  • CAMILO REIS
    Cidade: Conselheiro Lafaiete
    Música: Roupa Nova - Destino O Casualidad (Destino Ou Acaso) ft. Maite Perroni
  • Rackelly
    Cidade: Aparecida
    Música: Roupa Nova - Destino o Casualidad (Destino ou Acaso) ft. Maite Perroni
Publicidade Lateral



Top Música
1
Gustavo Lima
Saudade Sua
2
Amor Infinito
Bonde do Brasil
3
Desejo de Amar
Mumuzinho (Part. Carolina Dickmann)
4
Mudando de Assunto
Henrique e Juliano
5
Os Anjos Cantam
Jorge e Mateus
6
Raridade
Anderson Freire
7
Você Mente
Zé Felipe
8
Hoje eu Tô Terrível
Cristiano Araújo
9
Oceano
Banda Encatu`s
10
Que Mal Te Fiz Eu?
Gusttavo Lima
Estatísticas
Visitas: 499546 Usuários Online: 16


Bate Papo

Digite seu NOME:





A Rádio mais comunitária da Paraíba!!!
Copyright (c) 2022 - A Rádio da Cultura - Aparecida PB - Todos os direitos reservados