Quinta-feira, 26 de Maio de 2022

Buscar   OK
Aparecida

Publicada em 10/02/2022 às 16:53h - 233 visualizações
Cineasta sertanejo é homenageado na 5ª edição do CineForte - Mostra Audiovisual de Cabedelo-PB
Laercio Ferreira Filho, é natural de Pombal ? PB, residente em Aparecida - PB desde 1983.

Acauã FM

 (Foto: Divulgação)

A Fortaleza de Santa Catarina recebe uma vez mais a Mostra Audiovisual de Cabedelo que, repetindo a fórmula da última edição, tem caráter competitivo e acontecerá de forma híbrida (presencial e online) durante três dias, exibindo 27 curtas-metragens da Paraíba e de vários estados brasileiros. A abertura acontece às 19h00 da quinta-feira, dia 10 de fevereiro, e segue até o sábado, dia 12, encerrando com a cerimônia de premiação, sempre iniciando às 19h00. Infelizmente, devido à nova onda de Convid-19, o presencial será restrito para a equipe, os realizadores, parceiros e apoiadores, não sendo aberto para o público em geral.

 

Para tentar compensar este problema, todo o festival será transmitido ao vivo pelo canal da mostra no YouTube (youtube.com/cinefortecabedelo) e pelo site oficial (www.cineforte.com.br).

 

Para a mostra competitiva foram selecionados 20 filmes de um total de 396 inscritos, oriundos de 23 dos 26 estados do país. Dentre os 27 filmes que compõem a programação estão filmes da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Amazonas que são divididos em seis mostras: Mostra Canhoneira, que exibe filmes produzidos na Cidade de Cabedelo-PB; Mostra Muralha, com filmes produzidos nas demais cidades do estado da Paraíba; Mostra Baluarte, que exibe filmes dos demais estados da Federação; Mostra Especial de Filmes Convidados; Mostra Especial do Júri, com filmes realizados por integrantes da curadoria e do júri e a Mostra Especial de Homenagem, com um filme realizado pelo homenageado da Edição 2022, o produtor cultural Laercio Ferreira Filho, da cidade de Aparecida-PB.

 

Em meio aos elencos estelares dos filmes a serem exibidos, temos profissionais do gabarito de Buda Lira, Beto Quirino, Cely Farias, Milton Gonçalves, Miwa Yanagizawa, Werner Schünemann, Marcos Verza e muitos outros. O evento também abrange a realização de oficinas de direção cinematográfica e interpretação para cinema, que inclui a realização de um curta-metragem. O CineForte é realizado anualmente pela Orbe Produções Audiovisuais em parceria com a Fundação Fortaleza de Santa Catarina, sempre durante o verão, período de elevado fluxo turístico no município, com o intuito primordial de difundir os realizadores locais, paraibanos e de outros estados, exibindo bons filmes com Classificação Indicativa até 14 Anos e temáticas mais populares, na expectativa de iniciar um movimento de geração de público para o cinema regional. À frente do evento estão: o cineasta e roteirista Eduardo P. Moreira na coordenação, a administradora Thaís Abreu na produção e Osvaldo Carvalho, presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina.

 

A 5ª Edição do CineForte conta com o apoio da Prefeitura de Cabedelo, da Maré Produtora, da L3 Serigrafia, da Infordesign Comunicação Visual e do Cine Entorno Cineclube. Para acompanhar os detalhes da programação, informações sobre a oficina e demais novidades, siga a o CineForte no Instagram (www.instagram.com/CineForte), no Facebook (www.facebook.com/CineForte) ou pelo site oficial (www.cineforte.com.br).

 

O homenageado:

Laercio Ferreira Filho, é natural de Pombal – PB, residente em Aparecida - PB desde 1983.

É professor de História formado pela Universidade Federal da Paraíba, com Pós-Graduação em História e Geopolítica pela Faculdade Integrada de Patos; É produtor cultural com atuação nas áreas de: teatro, música, literatura, cinema e comunicação.

Membro fundador da Acauã Produções Culturais – ONG cultural do município de Aparecida, fundada em 1990; Coordenador das dezoito edições do FESERP - Festival Sertanejo de Poesia, prêmio Augusto dos Anjos; Organizador das cinco Antologias poéticas do FESERP; Coautor da cartilha “Aparecida – um canto da Paraíba” e do livro infantojuvenil “Uma Aventura na Caatinga”; Coordenador das dez edições da Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano, evento realizado no Conjunto Histórico da Fazenda Acauã no município de Aparecida.

No Cinema, é Roteirista e Diretor dos vídeos: Memória Bendita – Doc. 15’, selecionado do programa Revelando os Brasis do Ministério da Cultura e Instituto Marlin Azul (2005); O Apóstolo do Sertão – Doc. 20’ (2008); As Trapalhadas de João Teimoso – Fic. 5’ (2010); Antoninha – Fic. 20’ (2011); As Trapalhadas de João Teimoso II – Fic. 5’ (2011); Herdeiras da Mentira – Fic. 20’ (2014); Morte minha companheira – Doc. 16’ (2016); Uma Aventura na Caatinga - Animação 12’ (2017) e Anjos Cingidos – Animação (em produção).

Foi membro da comissão julgadora de vários festivais de cinema a exemplo do 8º Festival Cinema com Farinha – Patos – PB, 10º Festival de Cinema de Triunfo – PE, Festissauro – Festival de Cinema de Sousa – PB, I Cine Açude Grande – Cajazeiras – PB, Festival de Cinema de Rua de Remígio – PB, Festival Humor na Tela – Lagoa Seca – PB, FESTCiMM – Garanhuns - PE, dentre outros.

Foi homenageado na quarta edição do Festissauro em 2017, na primeira edição do FestCine Piancó em 2021 e no VI Festival de Teatro de Cajazeiras – Cajazeirato em 2022.

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





Hora Certa




Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Peça sua Música

  • leticia trivelato
    Cidade: aparecida
    Música: desaprender-brunno carvalho
  • CAMILO REIS
    Cidade: Conselheiro Lafaiete
    Música: Roupa Nova - Destino O Casualidad (Destino Ou Acaso) ft. Maite Perroni
  • Rackelly
    Cidade: Aparecida
    Música: Roupa Nova - Destino o Casualidad (Destino ou Acaso) ft. Maite Perroni
Publicidade Lateral



Top Música
1
Gustavo Lima
Saudade Sua
2
Amor Infinito
Bonde do Brasil
3
Desejo de Amar
Mumuzinho (Part. Carolina Dickmann)
4
Mudando de Assunto
Henrique e Juliano
5
Os Anjos Cantam
Jorge e Mateus
6
Raridade
Anderson Freire
7
Você Mente
Zé Felipe
8
Hoje eu Tô Terrível
Cristiano Araújo
9
Oceano
Banda Encatu`s
10
Que Mal Te Fiz Eu?
Gusttavo Lima
Estatísticas
Visitas: 499555 Usuários Online: 20


Bate Papo

Digite seu NOME:





A Rádio mais comunitária da Paraíba!!!
Copyright (c) 2022 - A Rádio da Cultura - Aparecida PB - Todos os direitos reservados